Projeto Campo Dr. Sócrates Brasileiro

[DIVULGAÇÃO]

O Conexões em Luta vem divulgar um belo projeto realizado pela Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e a Escola Nacional Florestan Fernandes para a construção Campo de Dr. Sócrates Brasileiro.

O projeto está sendo financiado por uma plataforma de financiamento coletivo, onde os interessados podem fazer as doações, com direito a recompensas já estipuladas na página.

Apresentamos abaixo o vídeo da campanha, juntamente com a descrição contida no site da plataforma de financiamento coletivo.

COLABOREM!

O projeto

Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o futebol é a única religião que não tem ateus”. O futebol que democratiza que politiza, que norteia, que se manifesta e que revoluciona.

Esse é o futebol que buscamos e que queremos. Esse é o futebol que sabemos fazer.

O que significa e por que queremos construir um campo de futebol na ENFF?

O campo será um espaço de saúde e lazer que atenderá os mais de 200 educandos e educandas que frequentam a escola para estudar por semanas ou meses.

Além disso, o projeto atenderá as crianças das comunidades de Guararema, local em que a ENFF está instalada. O espaço também servirá de ponto de encontro e apoio de times populares.

Por que homenagear Dr. Sócrates Brasileiro?

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Magrão), não foi só um jogador de futebol, foi a representação da democracia num momento de mercantilização de uma de nossas maiores artes.

Dentro dessa perspectiva, a construção de um campo de futebol não significa só um espaço de lazer, mas um lugar de pensamento político, coletivo e democrático, que tem como objetivo reunir através do esforço popular todos os valores contidos no punho esquerdo de Sócrates.

Sócrates Brasileiro

Sobre o ENFF

Batizada com o nome de um dos maiores sociólogos e políticos brasileiros, a ENFF é resultado da ideia, da força, do trabalho voluntário, da persistência e solidariedade de diversos atores sociais.

Foram mais de 1000 pessoas, entre homens e mulheres, organizadas em 25 brigadas de trabalhadores voluntários de 112 assentamentos e 230 acampamentos de diversos estados brasileiros. Esse foi o contingente total para construir o que ficou conhecido com Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que em 2015 completou 10 anos.

Por que fazer isso através de financiamento coletivo?

Assim como a ENFF, o campo será uma construção de muitas mãos. Enxergamos no financiamento coletivo mais do que uma contribuição. Nossa ideia é construir um espaço que terá um pouco de cada um daqueles que acreditam no poder transformador da educação e do esporte.

Essa é a primeira etapa do projeto – que está sendo feito pelo Laboratório de Habitação (LabHab) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), que também prevê a construção de um memorial e de uma pista de corrida.

Na fase inicial da campanha, priorizaremos a construção do campo. O valor arrecadado servirá para nivelamento do terreno, inclinação, drenagem e irrigação, além da colocação do gramado e arquibancadas.

Os apoiadores serão informados periodicamente sobre o processo de construção que deve durar cerca de seis meses.

O projeto está feito em conjunto com Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes, a FAU e a ENFF. A conclusão da fase inicial está prevista para dezembro de 2016.

Esse é um sonho coletivo e compartilhado que está apenas começando. Venha fazer parte dessa história!

Orçamento

Abaixo detalhamento dos gastos do projeto

O orçamento

O orçamento do campo se compõe emitentemente de gastos com regularização do terreno, compactação de terra e drenagem do campo. A drenagem é o elemento de maior custo da composição, pois consiste em toda uma preparação de camadas abaixo da superfície, em que haverá drenos, camas drenantes de brita, areia e, sobre estas, o plantio de grama apropriada para campo de futebol, além da instalação de traves e pintura para demarcação das linhas do campo.

Abaixo detalhamento do projeto

Item Valor orçado
Regularização do terreno do campo, compactação

e drenagem

40.000,00
Iluminação da quadra 10.000,00
Plantio de grama 1.000,00
Traves e pinturado campo 4.000,00
Material para arquibancada 5.000,00
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s