Gilmar Mendes, oferece café a Renan, Jucá e outros aliados de Temer

Jornal GGN – Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ofecereu na manhã desta quinta-feira (30) um café da manhã para Romero Jucá (PMDB), Renan Calheiros (PMDB) e membros do PSDB e PRB, todos aliados do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Segundo informações publicados pela Agência Estado, Gilmar concedeu uma entrevista afirmando que o motivo do encontro foi a discussão de uma agenda mínima de reforma política que inclui as propostas de imposição de cláusula de barreira e fim das coligações partidárias. As eleições 2016 também estiveram em pauta.

jucá.13502138_1328958387132453_8345401013108086948_n

“Segundo Mendes, o encontro buscou aproximar as instituições e mostrar as dificuldades em relação à próxima eleição. A principal delas, segundo o ministro, é a proibição das doações de pessoas jurídicas”, anotou a Agência Estado. Gilmar teria dito que “é um quadro especial” e que a conversa era necessária entre lideranças que podem garantir mudanças no modelo eleitoral.

O ministro do Supremo Tribunal Federal passou mais de um ano segurando, por pedido de vistas, uma ação da OAB que pediu o fim do financiamento privado de campanha. Gilmar, por diversas vezes, disse publicamente que a medida de nada adiantaria e só aumentaria os casos de corrupção com formação de caixa 2 de campanha.

STF/MENSALAO

Gilmar também convidou as lideranças partidárias a participarem da verificação das urnas eletrônicas, processo que ocorre costumeiramente antes das eleições.

Quanto à reforma política, foi discutido que o grupo tentaria viabilizar a cláusula de barreira – derrubada pelo Supremo há alguns anos – e no fim da coligação proporcional. As medidas reduziriam a quantidade de partidos com representantes no Congresso. A fragmentação partidária foi um dos principais obstáculos ao governo Dilma Rousseff (PT).

Estiveram presentes no encontro o primeiro-secretário da Câmara Beto Mansur (PRB-SP), o senador Cássio Cunha Lima (PB), o senador Ricardo Ferraço (PSDB) e o deputado Osmar Serraglio (PMDB).

 

Fonte: JornalGGN

Leia mais: Romero Jucá, o dono da bola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s