Boletim Conexões em Luta 06.06.2016

Manifestante feminista atacada pela PM na Avenidade Paulista — REUTERS/Paulo Whitaker

Sem certeza que os 55 senadores que votaram pelo afastamento de Dilma manterão seus votos, Temer procura antecipar a votação no Senado para garantir a destituição da presidenta. Ainda, depois de Romero Jucá e, ironicamente, do ministro da transparência, caiu também o Advogado-Geral da União de Temer, o terceiro ministro a cair no governo golpista.

Temer perde no STF e Toffoli defere liminar a favor de Ricardo Melo, presidente da EBC ilegalmente exonerado do cargo pelo governo, o que lhe permite voltar às suas funções.

Temer proíbe o uso de aviões da FAB e comida do Palácio do Planalto para a presidenta Dilma Rousseff, aumentando o cerco contra ela.

Depois de pressão do MTST nas ruas, Temer sofre nova derrota e desiste de acabar com Minha Casa, Minha Vida. Após ato do MTST na Avenida Paulista, manifestação de feministas contra machismo e violência sexual foi marcada pela violência covarde da polícia militar.

Também foi aprovado pelo Congresso a pedido de Temer um aumento monstro para o funcionalismo público, o que embora beneficie servidores há muito sem reajuste, também favoreceu o crescimento dos super-salários — e representa perigo para as contas públicas, uma vez que custará mais de 50 bilhões aos cofres públicos nos próximos dois anos. A operação foi garantida pela aprovação da DRU, mecanismo que permite ao governo retirar recursos da área social e destinar para outras áreas.

Economia brasileira está em grave situação segundo relatório do próprio Banco Central. Embora o mercado ainda apoie Temer, a medida de aumento dos super-salários e a falta de uma agenda positiva não geram dados positivos: dólar e a bolsa não apresentam nenhuma melhora.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s