DNA de extrema Direita

As notícias sobre o governo do golpe não param. Veja quem é o novo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen. O perfil foi traçado pelo amigo Claudio Camargo (via Jornalistas Livres)

S_Etchegoyen

Não terá sido por acaso que o escolhido por Temer para chefiar o Gabinete de Segurança Institucional tenha sido o general Sérgio Etchegoyen. Ele ganhou notoriedade dois anos atrás por assinar, com a família, uma nota contra as conclusões da Comissão Nacional da Verdade contra seu pai, o general Leo Guedes Etchegoyen, acusado de violação de direitos humanos na ditadura.
Leo Guedes Etchegoyen foi secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul logo depois do golpe de 1964. Nesta condição, recebeu o americano Dan Mitrione, especialista em métodos de tortura contra presos políticos, para ministrar aulas à polícia do Estado. Posteriormente, foi assessor do ditador Emílio Garrastazu Médici e chefe do Estado Maior do II Exército, quando esta unidade era comandada pelo torcionário general Milton Tavares, o sinistro “caveirinha”. Como chefe do Estado-Maior, Etchegoyen fez rasgados elogios ao tenente-coronel Dalmo Cyrillo, um dos maiores torcionários do DOI-Codi do II Exército.
Já o coronel Cyro Guedes Etchegoyen, tio do general Sérgio, foi chefe da seção de Informações e Contrainformações do Centro de Informações do Exército (CIE), também sob as ordens de Milton Tavares. Segundo depoimento do coronel Paulo Malhães à CNV, Etchegoyen era a autoridade do CIE responsável pela Casa da Morte, em Petrópolis (RJ).
O avô de Sérgio, o general Alcides Etchegoyen, anticomunista furibundo, sucedeu o facínora Filinto Müller na chefia de Polícia do Distrito Federal na ditadura do Estado Novo. Ele liderou a chapa dos entreguistas que venceu a eleição do Clube Militar em 1952 contra o general nacionalista Estillac Leal. Nestas condição, lutou contra a criação da Petrobras e esteve entre os golpistas que tentaram impedir a posse de Juscelino Kubitschek, em 1956, mas foram barrados pelo contragolpe do general Lott.
Como diz uma amiga, quem sai aos seus não degenera…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s