China e Rússia clamam por estabilidade em um Brasil dividido

Os parceiros do Brasil no BRICS, China e Rússia, fizeram um apelo à estabilidade no Brasil depois que o Senado brasileiro decidiu suspender (sic) a Presidenta Dilma Rousseff de seu posto por 180 dias. Rousseff enfrenta acusações de ter disfarçado o tamanho do déficit do orçamento para fazer com que a economia parecesse mais saudável na corrida para a sua reeleição de 2014.

Traduzido de The Brics Post (14 Maio 2016)

bricspost

“Nós estamos observando de muito perto o desenrolar da situação no Brasil”, disse o porta-voz do Ministério dos Assuntos Estrangeiros chinês, Lu Kang, em uma entrevista a um jornal diário em Beijing.

“Nós esperamos que todos os lados envolvidos possam lidar de forma apropriada com a situação atual e preservar a estabilidade política do país bem como o desenvolvimento social e econômico”, disse ele.

“Como a China e o Brasil são parceiros estratégicos em diversas áreas, nós damos grande importância ao desenvolvimento de laços com o Brasil”, disse Lu, acrescentando que ele acredita que a amizade e cooperação recíprocas entre as duas nações continuarão a avançar.

A crise política dividiu profundamente a nação da América do Sul.

A Rússia está também acompanhando de perto “os acontecimentos no Brasil”, disse o Ministro dos Assuntos Estrangeiros na quinta-feira.

“Os acontecimentos no Brasil são um assunto interno; estes processos devem ser resolvidos em estrita observância de sua Constituição. A Rússia deseja ver um Brasil estável, democrático, vibrante desempenhando um papel importante nos assuntos internacionais”, disse a porta-voz do Ministério de Assuntos Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharov, em uma coletiva de imprensa em Moscou.

O presidente interino do Brasil, Michel Temer, chamou ao “diálogo” depois do rancor e do clima amargo que dividiu as lideranças no Brasil e o povo durante o afastamento de Rousseff.

O próprio Temer é acusado de corrupção nas investigações sobre o escândalo de comissões e  subornos na gigante estatal petrolífera Petrobras.

Enquanto isso, Rousseff advertia que o impeachment ameaçava programas-chave de bem-estar social e as récem-descobertas reservas profundas de petróleo.

A decisão do legislativo em processá-la, efetivamente impedindo que ela governe pelo que podem ser os próximos seis meses, tem como alvo mais do que o gabinete presidencial, disse Rousseff em um discurso televisionado para a nação na sexta-feira.

“Eu quero me dirigir para toda a população para dizer que o golpe não é apenas destinado a me afastar”, disse Rousseff na sede do Governo, no Planalto, na capital Brasília.

“Afastando-me, eles querem impedir a implementação do programa nacional que foi eleito pela maioria dos brasileiros”, disse Rousseff, que foi reeleita em um segundo turno em 2014.

Do novo governo Temer espera-se um rigoroso enfraquecimento das leis trabalhistas e de pensões impulsionado a todo vapor com a privatização.

“O que está em causa é o respeito da vontade independente do povo brasileiro e a Constituição, e as realizações dos últimos 13 anos” sob a liderança do Partido dos Trabalhadores, disse Rousseff, ladeada pelo seu gabinete e aliados políticos na sexta-feira.

“O que está em causa é a maior descoberta do Brasil, o pré-sal; o que está em causa é o futuro do Brasil”, acrescentou ela.

O Partido dos Trabalhadores encabeçaram programas sociais de referência que foram reconhecidos pelas Nações Unidas e por outras agências internacionais como exemplares.

De acordo com a UN’s Food Programme (WFP), em cinco anos o Brasil recebeu 455 delegações de 107 países para compartilhar experiências no combate à fome.

Seguindo-se a uma sessão especial no Senado que começou na manhã de quarta-feira e durou aproximadamente 22 horas, os legisladores votaram por processar Rousseff por inflar as contas públicas na corrida das eleições presidenciais na qual ela foi reeleita em segundo turno.

Rousseff negou qualquer malfeito, e prometeu lutar até o fim do seu mandato.

O vice-presidente, Michel Temer, tornado presidente em exercício quinta-feira, apresentou um novo gabinete e aguarda-se um anúncio de cortes de gastos e de medidas favoráveis ao mercado para reverter a desaceleração econômica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s