Boletim Conexões em Luta de 16.05.2016

Temer Transforma Brasil em República de Bananas
Temer Transforma Brasil em República de Bananas (André Persechini)

Senado aprova relatório da comissão especial do Impeachment e suspende mandato de Dilma Rousseff por 180 dias: Michel Temer assume a presidência e monta ministério exclusivamente formado por homens brancos e ricos, o qual ele já tinha montado antes mesmo do afastamento de Dilma, reforçando o caráter golpista deste processo.

O governo interino se apresenta já como “novo governo” e cogita corte de verbas na saúde, educação e cultura (que teve seu ministério fechado), o fim da Controladoria-Geral da União, órgão federal responsável pelo combate à corrupção, além de propor aumento da carga tributária, contrariando grande parte dos apoiadores do Impeachment.

Protestos ocorrem por todo o país contra o governo golpista, com dura repressão policial, enquanto a mídia internacional rechaça o gabinete de Temer: The New York Times, The Guardian e outros veículos de mídia endurecem críticas ao processo e se colocam a favor de Dilma — tanto que a própria Globo teve de reconhecer que a mídia internacional não é favorável à remoção de Dilma.

Enquanto isso, governo Alckmin continua a reprimir o movimento de secundaristas, desta vez usando da tese autoritária de que o governo não precisa de ordem judicial para invadir as escolas e prender estudantes (em sua grande maioria, menores de idade).

Evento na PUC-SP com Professor Reginaldo Nasser e Deputada Federal Luiza Erundina discute situação da criminalização da política no Brasil sob estado de exceção.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s