TUC APOIA SINDICATOS BRASILEIROS NA OPOSIÇÃO À TENTATIVA DE GOLPE DA ELITE

tucTradução: Vicente Jabur de Souza e Silva (membro do PCdoB e do Conexões em Luta)

A TUC (Trades Union Congress), federação de sindicatos do Reino Unido (que representa a maior parte dos sindicatos do país), denuncia golpe no Brasil e a campanha de difamação contra o ex-presidente Lula.

Abaixo a declaração traduzida:

Caros camaradas,

O Brasil vive um momento decisivo para a sobrevivência de sua democracia. Setores conservadores usaram o sistema judicial e grandes conglomerados da mídia para perseguir o ex-presidente Lula e sua família com uma campanha sórdida de mentiras e acusações sem provas.

A luta é entre o partido que presa a exclusão, que é dirigido por neoliberais e que querem voltar ao governo, e o partido da inclusão, que há 13 anos tem conseguido promover justiça, inclusão social e distribuição de renda no Brasil.

A fim de inviabilizar a candidatura do líder trabalhista a mídia brasileira, liderada por apenas seis famílias, ecoa desinformação, manipulação maciça e distorção de fatos. No entanto, eles nunca vão apagar a realidade: Lula foi o presidente mais popular democrático da república. Ele é um exemplo de altruísmo, uma força motriz e um símbolo coletivo de realização da classe trabalhadora e dos pobres.

Por causa da relevância internacional dessa luta política em curso e as consequências do que acontece no Brasil para os setores progressistas de todo o mundo; estamos propondo esta petição internacional para solicitar o seu apoio:

EM DEFESA DE LULA, SÍMBOLO DA LUTA SOCIAL E INCLUSÃO

Desde o início da resistência contra a ditadura civil e militar no final de 1970 que foi seguida pela redemocratização do Brasil, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se exemplo de determinação, um símbolo da luta social e de justiça para a classe trabalhadora e, especialmente, para os mais pobres.

Seja realizando greves históricas que abalaram os alicerces do regime militar ou em lidando com o assédio das forças policiais, Lula sempre demonstrou discernimento e serenidade para seguir em frente, impulsionando o melhor de cada um e de todos para construir um novo tempo, contribuindo para a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), a CUT-Brasil e na luta pelas liberdades democráticas.

Conforme os anos passaram, o líder metalúrgico se tornou presidente. Seus dois mandatos foram marcados por crescimento econômico, com ênfase no emprego e distribuição de renda. Com rápidas melhorias sociais, o PIB brasileiro tornou-se o sétimo no mundo. Houve aumento real de 53,6% no salário mínimo e mais de 15 milhões de novos empregos formais foram gerados, que removeu 40 milhões de brasileiros da pobreza extrema.

Durante seu governo, mais de seis milhões de empregados e empregadas domésticas – trabalhadores e trabalhadoras historicamente marginalizadas e considerados de “segunda classe” na sociedade brasileira – tiveram seus direitos reconhecidos e igualados ao dos outros trabalhadores.

Com determinação, Lula deu prioridade a integração da América Latina e do fortalecimento dos laços com os países africanos. O objetivo foi criar um sistema internacional mais justo sem despotismo ou subserviência. Ele acolheu refugiados de braços abertos, fortalecendo a autodeterminação dos povos, segurando firme a bandeira da compreensão e da coexistência pacífica em um mundo em guerra.

Nós, portanto, denunciamos essa presente campanha sórdida e irresponsável liderada por grupos conservadores que usam o sistema judicial e os meios de comunicação para perseguir o ex-presidente brasileiro e sua família. A mesma velha classe dominante que apoiou a antiga ditadura e todos os tipos de desgoverno contra a soberania e a democracia. Ela agora tenta manchar a reputação de um dos brasileiros mais relevantes, de modo a inviabilizar a sua presença na arena política brasileira e implementar um retrocesso neoliberal, privatizar o Estado e marginalizar o povo.

Com confiança no exemplar curso de vida de Lula, nós levantamos a nossa voz contra as tentativas de golpe. Golpe de Estado nunca mais!

_________________________________________________________________

O Trades Union Congress (TUC) é um sindicato nacional central, uma federação de sindicatos do Reino Unido, que representam a maior parte dos sindicatos. Foi fundado em 1868 e atualmente há cinquenta e oito sindicatos filiados, com um total de cerca de 6,5 milhões de membros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s