Boletim Conexões em Luta de 09.05.2016

Reintegração de Posse Estadão
Polícia arrasta estudantes na desocupação do Paula Souza (Foto: Leonardo Benassatto)

Em decisão inédita do STF, Eduardo Cunha é afastado da presidência da Câmara dos Deputados Federais pouco depois de ter conduzido a votação do Impeachment na Câmara (http://goo.gl/IUJK5C). Agora, tese de anulação do Impeachment volta a ganhar força (http://goo.gl/IUJK5C). Defensores do golpe assumem a tese de queda de Cunha fará bem ao “governo” Temer, muito embora esse só tenha conseguido se aproximar do poder pela atuação de Cunha (http://goo.gl/D6zsKX).  Jogo de bastidores e clima conturbado só jogam mais dúvidas sobre a afastamento e possível prisão do até então homem mais poderoso da república.

Apesar da queda de Cunha, Senado votará nesta semana a suspensão de Dilma depois de ter aprovado relatório da comissão especial que foi favorável ao Impeachment (http://goo.gl/pvlrgQ) — Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) usada para embasar seu relatório pró-Impeachment citações de autores que defendem a inconstitucionalidade do processo ( http://goo.gl/VOtKln )

Movimento dos secundaristas em São Paulo prossegue ocupações, mas justiça autoriza algumas reintegrações de posse, inclusive com o uso de armas letais como no caso da ETEC Paula Souza (http://goo.gl/627v04), na qual estudantes foram literalmente arrastados para fora do prédio (https://goo.gl/io5lbZ). Ocupação da Alesp também é desfeita (https://goo.gl/azA8Q0) depois de semanas de brava resistência.

Governo do estado de São Paulo promete substituir bolachas e barras de cereal por “marmitas”, mas só a partir de agosto (http://goo.gl/sOSrh7). Enquanto isso, a CPI das merendas não sai, enquanto a luta dos estudantes prossegue (http://goo.gl/2VJDOW). Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o número de escolas ocupadas sobe para quase setenta (http://goo.gl/cIgB61). Estudantes paraguaios saem às ruas e derrubam ministra da educação de seu país (https://goo.gl/HCmWRn).

Tocha Olímpica chega ao Rio de Janeiro, mas problemas do país ofuscam a realização dos Jogos Olímpicos — seja a crise econômica e política ou falta de organização para receber os jogos (http://goo.gl/AV1Iub).

Londres elege prefeito de esquerda, de família paquistanesa e muçulmano, se tornando a primeira capital ocidental a ser governada por alguém de fé islâmica (http://goo.gl/X8Ia9y). A esquerda britânica se manteve como principal força nas regiões, apesar de uma pequena queda na votação, enquanto a extrema-direita continua a crescer, desta vez tomando o espaço dos conservadores do premiê David Cameron (https://goo.gl/RnWzZC)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s