Repúdio às declarações do Deputado Federal Jair Bolsonaro no dia 17/04/2016

CapturarPor Luiz Antonio Dias

Diante da situação de crise política que assola o país e, sobretudo, diante de declarações polêmicas de alguns parlamentares, entendemos que como historiadores devemos nos posicionar de forma crítica e dura, pois como nos lembra Peter Burke, “A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer.”
No dia 17/04/2016, em uma sessão na Câmara dos Deputados, que votou pelo prosseguimento do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), após votar “Sim” pelo afastamento, dedicou seu voto à “(…) memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra”, notório torturador durante o período militar, inclusive reconhecido como tal pela justiça brasileira. O ato do deputado Bolsonaro não apenas promove uma apologia à tortura, ele dá continuidade à esse crime hediondo pois submete as vítimas de Ustra – como a própria presidenta Dilma Rousseff – a uma nova tortura psicológica.
O Golpe civil-militar de 1964 e a ditadura que se seguiu, já tiveram um caráter de farsa, sempre buscaram apresentar o Golpe como uma “Revolução” e a Ditadura Militar como Civil e Democrática (posto que os militares “tiravam” suas fardas quando “eleitos”), portanto, devemos analisar a História com muito cuidado e atenção. Não podemos permitir o falsear da memória e da história, tampouco que torturadores possam ser homenageados impunemente.
“O dom de despertar no passado as centelhas da esperança é privilégio exclusivo do historiador convencido de que também os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer. E esse inimigo não tem cessado de vencer.” (Walter Benjamin). A apologia à ditadura, à tortura e a homenagem ao Coronel Brilhante Ustra indicam esse perigo.
Em nossa luta diária pela história, não aceitamos esse ataque covarde às instituições, às leis, à verdade e à memória.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s