Boletim Conexões em Luta de 25.01.2016

Foto: Beto Barata/ AFP

Uma cartografia do golpe no Brasil

 

A Presidenta Dilma Roussef discursou na ONU, em reunião sobre o acordo do clima, e fez menção ao final do discurso sobre a situação do Brasil (http://migre.me/tBmOP) — deputados golpistas que foram à sede das Nações Unidas para protestar contra Dilma foram barrados (http://migre.me/tBmSA). Ainda, o senador golpista Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), escalado para ir aos EUA reverter a péssima recepção internacional ao golpe, acabou ironizado por manifestantes em um vídeo que se tornou viral (http://migre.me/tBmVP).

Dilma afirmou que lutará por seu mandato acionando organizações internacionais como OEA e Mercosul (http://migre.me/tBmZY), caso seja suspensa pelo Senado.

Mídia internacional assume linha contrária ao golpe no Brasil, ressaltando o envolvimento do PMDB em casos de corrupção conforme editorial do Guardian, de Londres (http://migre.me/tBnQE), reportagens do New York Times (http://migre.me/tBnTn), Le Monde, da França (http://migre.me/tBnUB) e do jornalista americano Glen Greenwald — tanto para a CNN (http://migre.me/tBnW2) quanto na sua série de reportagem para o Intercept (http://migre.me/tBnWO) — dentre outros.

Ainda, importantes partidos sinalizaram com posições contrárias ao golpe: a bancada do Partido Social-Democrata da Alemanha, principal força de centro-esquerda da Europa, soltou uma nota condenado o processo golpista no Brasil (http://migre.me/tBo3p ) e a Frente Ampla, do Uruguai, partido que governa aquele país, declarou repúdio expresso à remoção de Dilma (http://migre.me/tBo6x).  

A mídia corporativa nacional entra em desespero, lançando ataques contra jornais renomados, mas resposta dos herdeiros das organizações Globo acabou parando só na página de comentários do Guardian (http://migre.me/tBohq).

Enquanto isso, linha editorial da mídia corporativa continua a defender golpe e discutir governo Temer como certo. A narrativa anticorrupção dá lugar à emergência nacional, e a marcha do golpe segue em curso (http://migre.me/tBokt). Inclusive, os golpistas estão levando a cabo uma operação abafa para salvar Eduardo Cunha — e isso está correndo de maneira escandalosamente pública (http://migre.me/tBotu).

Protestos contra o golpe continuam a ocorrer, inclusive atraindo um público não ligado aos movimentos sociais (http://migre.me/tBoxC). Veículo golpista exalta esposa do vice Michel Temer como virtual primeira-dama e “modelo de mulher”, descrevendo-a como “bela, recatada e do lar”, gerando uma enorme campanha de repúdio nas redes sociais  (http://migre.me/tBozR).

Senado se prepara para analisar o impeachment, admissão é dada como certa, mas oposição ainda não tem os votos suficientes para impedir Dilma. STF emite sinais de que chancelará o golpe, apesar de todas as fraudes no processo (http://migre.me/tBoVa), e Dilma rebate Celso de Melo (http://migre.me/tBoXj).

Uma nova jornada de lutas se aproxima no horizonte com os secundaristas, depois de ato unificado de dez ETECs contra o roubo da merenda e o corte de verbas no último dia 20, segue a agenda de mobilizações da semana que se inicia:

Semana de 24 a 30/04
Evento: Ato contra o ladrão da merenda
Data: 26/04
Local: Av. Doutor Gentil de Moura, 231 – Estação Alto do Ipiranga
Horário: 07h
Organização: Estudantes da E.E. Raul Fonseca
Evento: Dia de Paralisações + Ato contra os cortes na Educação
Data: 28/04
Local: Masp
Horário: 08h
Organização: Secundaristas em Luta de São Paulo
Evento: Debate “A crise da educação e a experiências das escolas”
Data: 30/04
Local: Rua Butantã, 233 – Pinheiros
Horário: 13h
Organização: Terra Livre
Evento: Marcha Antifascista 2016
Data: 30/04
Local: Praça da Sé
Horário: 16h
Organização: Ação Popular

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s